Como na vida

"Se um ovo se rompe por uma força exterior, a vida termina...Mas se ele se
rompe por uma força interior, a vida começa!...Grandes coisas começam a
partir do seu interior!..."




Pesquisar este blog

Image by FlamingText.com

OVO - FONTE DE PROTEÍNA

Ovos - Dieta e Ovo
Para todos os que amam comer ovos, aqui estão alguns fatos importantes sobre ovo na dieta:
  • Ovos são uma excelente fonte de proteína e, na verdade, quando classifica-se os alimentos por sua qualidade de proteínas, eles são comparados aos ovos.
  • Ovos fornecem vitaminas B e, para os vegetarianos que não comem carne vermelha, eles são fonte para a vital vitamina B12.
  • Ovos também provêem ferro e vitamina E, assim como outras vitaminas e minerais.
  • http://www.sauin.com.br/sistema/imagens/noticias/CLARA-OVO.JPG
    Muitos de nós evitam comer ovos por causa da sua quantidade de colesterol. Porém, ainda que a quantidade de colesterol seja um pouco maior de 200 mg (o total recomendado por dia é de menos de 300 mg), somente 25% da gordura total (toda a gordura está na gema) é saturada. Três claras de ovos somam em torno de 55 calorias, então considere combinar um ovo inteiro com claras de ovos.
A "American Dietetic Association" recomenda, para a maioria das pessoas, uma concessão de até 4 ovos inteiros por semana, mas podemos ter uma combinação de clara de ovos com ovos inteiros. Se quisermos adicionar proteínas extra de qualidade à nossa dieta, há muitas formas de preparar claras de ovos.
Por último, para aqueles que adoram ovos cozidos, a "American Dietetic Association" e o "Center for Disease Control" recomendam que eles sejam cozidos cuidadosamente por questão de segurança.
fonte:copacabanarunners.net

Novo método de análise distingue ovo orgânico do normal
Campinas, 29 de Março de 2011 - A fraude do ovo de produção normal comercializado como se fosse um produto orgânico – recentemente detectada em grande escala no mercado britânico – pode estar chegando ao fim. Com a utilização de técnicas analíticas que avaliam o teor de caroteno do ovo, pesquisadores do RIKILT (ou Instituto de Segurança Alimentar da Universidade de Wageningen, na Holanda) desenvolveram um método que – segundo anunciam – permite diferenciar o ovo normal daquele produzido dentro dos preceitos da produção orgânica.
O método desenvolvido simplesmente efetua a leitura das “impressões digitais” dos componentes da gema. Uma vez identificadas as “impressões” de um ovo caracterizado como orgânico, os resultados obtidos são colocados em um banco de dados onde é feita a comparação com dados relativos a ovos de produção normal. Isso permite identificar se os componentes do produto analisado estão mais próximos de um ovo orgânico ou de um ovo comum.
O método, claro, pode ser aplicado a uma ampla gama de alimentos, bastando tomar como referência um componente específico que, assim, se torna a “impressão digital-chave” do produto. No caso do ovo adotou-se como referência os carotenóides da gema após constatar-se que eles apresentam número de variações suficiente para fazer clara e indiscutível distinção entre o produto orgânico e o não-orgânico.
A consistência e a credibilidade dos resultado
s obtidos vêm sendo confirmadas em campo. No momento, o banco de dados dos pesquisadores de RIKILT contém informações provenientes de 75 produtores de ovos orgânicos – mais da metade dos produtores de ovos orgânicos da Holanda – e de [perto de] 75 produtores de outros tipos de ovos – de gaiola, de cama e de criações “free-range”.
Clique aqui para obter (em inglês) mais detalhes sobre o método desenvolvido no RIKILT e que tende a se disseminar mundialmente. E não só para os ovos. 
(AviSite) (Redação)


Achados trazem informações importantes sobre valores nutricionais do ovo
Campinas, 29 de Abril de 2011 - Dados divulgados pelo Serviço de Pesquisas Agrícolas (ARS) do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) revisam a composição nutricional do ovo. Segundo relatório emitido recentemente pelo órgão, uma unidade tipo grande possui uma média de colesterol de 185mg e 41 unidades internacionais de vitamina D. Comparado com valores estipulados anteriormente, o ovo possui 14% menos colesterol do que se pensava e é 64% mais rico em vitamina D. A novidade foi tema de matéria da edição de abril da Revista do AviSite que revela que a pesquisa foi realizada a partir da coleta aleatória de ovos de 12 localidades diferentes nos EUA. Em seguida, as amostras foram enviadas para um laboratório independente na Universidade Virginia Tech. Esta análise no ovo havia sido realizada pela última vez em 2002 e as novas informações nutricionais serão atualizadas nos rótulos das caixas de ovos.
(AviSite) (Redação)


Ovos no almoço aumentam a saciedade e ajudam no controle no peso
Campinas, 13 de Maio de 2011 - Uma nova pesquisa britânica mostrou que comer ovos no almoço pode ajudar a manter a saciedade e a diminuir a vontade das pessoas em fazer lanchinhos durante o período da tarde.
O estudo feito pelo Leatherhead Food Research, do Reino Unido, e publicado no The International Journal of Food Sciences and Nutrition, revelou que um almoço à base de ovos ajuda a pessoa a se sentir saciada por mais tempo, comparativamente à saciedade proporcionada por uma refeição comum, com a mesma quantidade de calorias. Os autores da pesquisa concluíram que o consumo de ovos durante o almoço tem um efeito sobre a saciedade maior do que qualquer outro tipo de prato baseado em carboidratos e que o ovo pode ser considerado um aliado em dietas para o controle de peso.
Estudos anteriores, realizados por pesquisadores americanos, já havia mostrado que consumir ovos no café da manhã também age sobre a saciedade, dando à pessoa a sensação de “satisfação”. No entanto, este é o primeiro e maior estudo realizado no Reino Unido sobre os benefícios de se consumir ovos na principal refeição do dia: o almoço.

A pesquisa

O estudo comparou o efeito do apetite em três tipos de refeições com o mesmo valor calórico: uma omelete de dois ovos com pão e salada; batata assada com queijo e salada; sanduíche de frango com salada. Os três pratos, todos com menos de 350 calorias, foram classificados como opções típicas para um almoço saudável.
Um total de 31 pessoas participou do estudo durante uma semana, sendo que cada participante consumiu as três opções de pratos, em ocasiões diferentes, após um café da manhã padrão com cereal e leite. Quando questionados sobre quão saciados eles permaneceram durante a tarde, os voluntários apontaram que o prato da omelete teria oferecido este benefício em maior quantidade que o prato com a batata assada. Outras indicações da pesquisa também apontaram que uma refeição baseada em ovos mostrou-se mais satisfatória e completa que o sanduíche de frango.
A pesquisadora Carrie Ruxton, especialista em dieta e obesidade, disse que esta pesquisa é uma boa notícia para as pessoas que buscam perder peso. “Outros estudos já comprovaram que o consumo de ovos no café da manhã ajuda na saciedade e na perda de peso, mas nem todo mundo tem tempo para preparar um café da manhã. Agora, com os resultados desta pesquisa, comer ovos no almoço ajudará muito as pessoas que estão querendo controlar ou até diminuir o seu peso”.
Fonte:(AviSite) (Redação)

Ovo - O alimento que tira a fome e a barriga

A revista Viva Mais, edição 562, de 9 de julho, publica como matéria de capa: Oalimento que tira a fome e a barriga. Notícia atraente, principalmente para opúblico feminino. Surpresa mesmo é ver a resposta na página 8 e descobrir que o alimento em questão é o ovo.
Quem diria que o alimento que sempre foi visto como vilão transforma-se na verdadeira maravilha da dieta. Quebrando paradigmas, a informação é que o ovo não tem influência na taxa de colesterol. Ele faz maravilhas como o corpo: emagrece, deixa o corpo durinho, melhora a pele, diminui ansiedade, combate flacidez, tem poucas calorias, dá sensação de saciedade e bom humor.
A notícia trazida por Ligia Menezes, autora da matéria veio de um estudo feito nos EUA que comprova que o alimento ingerido no café da manhã ajuda a perder peso e principalmente a eliminar as gordurinhas indesejáveis da barriga. Deve ser consumido todos os dias no café da manhã e cuidado: não pense que é pra fritar aqueles ovos mexidos gordurosos que está acostumado. A dica é ingerir o ovo cozido ou pochê e se for mexido, deve ser com óleo de canola  ou girassol.
A matéria indica 3 receitas de ovo e também uma dieta que promete acabar com os pneuzinhos. Mas não arrisque, é claro, sem cunsultar um especialista e verificar as necessidades do seu corpo.
Por Lílian Jeane Oliveira



TABELAS ÚTEIS

23/05/2011
Ovos

Como se forma o ovo?
Ovo das AvesNas fêmeas das aves só existe um ovário. Depois há um canal (oviduto) que comunica com o exterior na cloaca. Durante a cópula, o esperma é introduzido no oviduto e os espermatozóides sobem pelo canal até encontrar o óvulo, que vai ser fecundado por um só espermatozóide. Enquanto o óvulo desce pelo oviduto, as glândulas da parede do canal secretam albumina, que vai formar a clara do ovo. Depois no útero, forma-se a casca calcária.

Quanto tempo demora a pôr todos os ovos de uma ninhada?
Cada ovo demora um certo tempo a sair para o exterior. Nos passeriformes, demora pelo menos um dia para saírem todos os ovos. No entanto, o intervalo entre a saída de cada ovo pode ser superior a uma semana em outros grupos de aves.
Também depende do alimento que existir, ou seja, da disponibilidade alimentar. Produzir um ovo implica gastar muita energia e reservas, como o cálcio. Por exemplo, nos anos de menores recursos, as andorinhas em vez de pôr 4 ovos em intervalos de 2 dias, podem só pôr 2 ovos com intervalos de 4 dias.

O ovo, quando é posto, já tem uma cria no seu interior?
Um ovo recém posto contém já um aglomerado de células em cima da gema, que vai crescer e multiplicar-se para formar a cria. Mas só se dá o desenvolvimento embrionário quando o ovo é incubado pelos pais, recebendo calor que vai provocar o seu desenvolvimento. Sem o calor dos pais, as crias não nascem.
Aula Prática

Quem incuba os ovos? O macho ou a fêmea?
Isto varia de espécie para espécie. Na maioria das aves, esta actividade é partilhada pelos pais. Podem alternar várias vezes por dia ou então só alternar de semana a semana, como algumas aves marinhas.
Nas espécies monogâmicas, o bico de lacre é um caso extremo, pois os pais incubam simultaneamente os ovos.
Em outras espécies, só a fêmea incuba os ovos, enquanto o macho tem de alimentá-la. Nas espécies poliândricas, o macho é o único incubador. Em algumas espécies poliândricas, a fêmea tem vários ninhos com ovos e cada macho incuba os ovos. Ela só incuba os ovos do último ninho.


É possível incubar artificialmente os ovos?
Sim. Existem aparelhos que simulam a temperatura normal de incubação dos pais. Chamam-se incubadoras. São muito úteis para incubar ovos que, por qualquer razão, os pais abandonaram.

Porque há tantas formas diferentes de ovos?
Quando se compara ovos de espécies diferentes, torna-se evidente que há uma grande variação. Existem ovos quase esféricos e outros que se parecem com cilindros. Mesmo dentro de cada espécie pode haver uma variação muito grande, como no mergulhões.
Geralmente existe uma explicação para a existência de cada forma de ovo. Por exemplo, os ovos do airo-comumquando rolam para fora do ninho, rodam em circulos e não vão muito longe. Isto é muito importante pois estas aves têm ninhos em penhascos ao pé do mar.
Por sua vez, os ovos cónicos de várias espécies de passeriformes podem juntar-se melhor no ninho devido à sua forma.


Porque há tantos ovos diferentes em tamanho?
Geralmente quanto maior a ave, maior o ovo. Assim, os colibris têm os ovos mais pequenos e a avestruz tem os maiores ovos que existem no grupo das aves. Mas em comparação com o tamanho do adulto, a avestruz tem um dos menores ovos e o kiwi os maiores. O peso também pode variar dependendo do desenvolvimento das crias. As crias altriciais pesam menos do que as precociais.

Porque é que os ovos têm cores diferentes?
Existe uma variedade enorme de cores e padrões nos ovos. Este facto intrigou durante séculos os naturalistas. Os répteis têm quase sempre ovos brancos. Por esta razão pensa-se que os ovos brancos são de aves mais primitivas, mas a evolução geralmente não é tão simples. Durante milénios pode haver uma variação muito grande nos ovos de uma espécie, que é resultado da sua adaptação ao meio - é esta a explicação.
Os ovos estão adaptados às condições do meio. Assim, os ovos que não necessitam de camuflagem, porque são postos em túneis ou em ninhos cobertos, são claros. Não precisam de camuflagem porque estão sempre escondidos ou guardados pelos pais. Outros precisam de camuflagem e por isso são escuros.

Porque é que há riscas e pintas em alguns ovos?
As cores dos ovos são formadas por pigmentos de dois tipos:
1. Um pigmento verde azulado (cianina) derivado da bilis. Torna os ovos brancos ou azuis e cobrem o ovo inteiro.
2. Pigmentos (ex: porfirina) que podem cobrir o ovo inteiro ou fazer riscas e outros padrões. As suas cores abrangemo amarelo e cor de rosa até ao vermelho, castanho e preto.
Quando o ovo atravessa o útero, recebe estes pigmentos. Consoante os movimentos que o ovo faz no útero, vão-se formando riscas, pintas, etc.
Geralmente os ovos que necessitam de mais camuflagem, precisam de padrões mais variados e mais próximos das cores do terreno. Os vários padrões também podem ajudar os pais a reconhecer os seus próprios ovos, como se tratasse de impressões digitais. Isto geralmente acontece nas aves que vivem em colónias enormes, onde os ninhos parecem todos iguais.
Porque é que algumas aves poêm os seus ovos em outros ninhos?
Existem cerca de 80 espécies que dependem de outras espécies para cuidar dos seus ovos. Um exemplo é o cuco. Este põe um ovo nos ninhos de outras espécies. Demora 10 segundos a pôr um ovo, enquanto remove um ovo da outra espécie. A cria do cuco nasce geralmente primeiro que as outras crias e empurra os ovos para fora. A cria "adoptiva" vai ser alimentada pelos seus novos pais até poder voar. Isto é muito mau para as aves hospedeiras pois não criaram nenhuma cria e gastaram um ano a criar uma cria estranha. Por isso, os indivíduos de cada espécie hospedeira tentam evoluir de modo a diminuir este efeito. Os cucos tentam também que os ovos sejam cada vez mais parecidos com os das outras espécies. O cuco é assim uma ave parasita.

Queres saber mais?
Há muitos livros que falam dos ovos e outros assuntos afins, onde podes satisfazer a tua curiosidade.


FALE CONOSCO

Image by FlamingText.com

RAP DO OVO