Como na vida

"Se um ovo se rompe por uma força exterior, a vida termina...Mas se ele se
rompe por uma força interior, a vida começa!...Grandes coisas começam a
partir do seu interior!..."




Pesquisar este blog

Image by FlamingText.com

sábado, 7 de maio de 2011

Que aves têm o maior e o menor ovo?

por Yuri Vasconcelos

O maior é o da avestruz, e o menor é de uma minúscula espécie de beija-flor. Não por coincidência, a avestruz (Struthio camelus) é a maior ave do mundo e mede até 2,7 metros de altura. Seu ovo tem cerca de 20 centímetros de comprimento e pesa em média 1,5 quilo, mas, segundo o livro dos recordes Guinness, o maior já encontrado tinha incríveis 2,48 quilos!

Para ter uma idéia, um ovo de galinha pesa 55 gramas e mede 6 centímetros. No passado, outros bichos já colocaram ovos maiores, como a ave-elefante de Madagascar, extinta no século 16. Acredita-se que ela atingia 3 metros de altura e seus ovos chegavam a 12 quilos e 30 centímetros. Alguns dinossauros do grupo dos saurópodes também tinham ovos enormes, com cerca de 50 centímetros. O extremo oposto do ranking é ocupado pelo beija-flor.

Algumas espécies dessa ave, como a verbena (Mellisuga minima), encontrada na Jamaica, Porto Rico e em outras nações caribenhas, põem ovinhos que medem menos do que 10 milímetros. Fora do mundo das aves, há ainda alguns insetos, répteis, peixes e pequenos vertebrados que chegam a colocar ovos quase microscópicos.
O peso de um ovo do beija-flor é inferior a 1 grama: o ovinho tem, em média, 0,365 grama
Apesar de ser grandalhona, a avestruz é a ave que põe o menor ovo em relação ao seu tamanho: o ovo tem apenas 1,5% do peso da fêmea
A casca do ovo de avestruz é extremamente resistente, graças à alta concentração de carbonato de cálcio, e agüenta o peso de um homem adulto sentado sobre ele.
http://mundoestranho.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS E IDÉIAS

FALE CONOSCO

Image by FlamingText.com

RAP DO OVO